segunda-feira, 30 de maio de 2011

Próximo encontro: 04 de Junho, Sábado, 19:00, na minha casa.

     Ontem, domingo (29), tivemos um churrasco aqui em casa com farofa, linguiça, picanha e recheada de muita comunhão. Tivemos ainda um momento de palavra. Tudo muito gostoso. 

     No sábado nos reuniremos novamente para cultivar ainda mais esse espírito familiar e dar continuidade em nossa caminhada de aprofundamento da consciência do Reino de Deus.

Beijo,
até sábado.
 
 Edificação humana X Edificação divina

A salvação, segundo o escritor aos hebreus, é uma questão elementar, uma das bases da fé cristã, temas desse tipo são classificados por esse escritor como “os primeiros rudimentos da palavra de Deus (hebreus 5)”. Assim sendo todo aquele que se diz cristão deveria saber o que as santas Escrituras dizem acerca desse tema.

A igreja contemporânea trata da soterologia (estudo da salvação) sem aparente preocupação com a verdade Bíblica. As doutrinas humanas têm prevalecido, sobretudo, àquelas que rezam um tanto de práticas que devem ser obedecidas sob pena de perder a salvação. Dentre elas: o que se deve ou não comer, beber, vestir, lugares a frequentar, ter ou não TV em casa, frequência nas reuniões da igreja. O dizimar também é colocado nessa lista como se fosse determinante na salvação individual. Pode até parecer um tanto estranho dizer: “como se fosse”.  Porque há uma persistente mentira ecoando nas mentes dos cristãos repetindo o texto de Malaquias cap. três, erroneamente encaixado no tema: salvação. Em nome de Jesus entenda, a Cruz de Cristo não custa dez por cento do seu rico salário. A morte de Cristo foi substitutiva. O sangue de Deus foi derramando onde deveria esvair o meu e o seu! O cordeiro de Deus morreu para nos salvar.
O homem desde épocas remotas empenha-se em edificar sua própria salvação. O caso mais explicito da antiguidade é o narrado em Gênesis 11, a torre de babel:

Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume de argamassa. Disseram: vinde, edifiquemos para nós uma cidade de uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda terra.
Gênesis 11:2-4

As doutrinas humanas que tratam da salvação não escapam dos equívocos do passado onde, o homem edifica sua salvação com trabalho, suor e até mesmo abdicação de suas vontades ainda que sejam lícitas. O texto de Gênesis narra um fato que ocorreu pouco tempo após o dilúvio. Assim o homem se empenhou em garantir sua salvação caso Deus punisse novamente a terra com chuva. Supostamente a torre os salvaria de uma inundação.
A Palavra de Deus nos leva para outro caminho de salvação:

[Jesus] aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estavam longe e paz também aos que estavam perto; porque por ele, temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamentos dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para a habitação de Deus no Espírito.
Efésios 2:15-22

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (João 5:17). Esse trabalho onde o Pai e o Filho estão empenhados é na edificação da igreja, dos santos. Esse trabalho é exclusivo de Deus.
Isso vos escrevo para que não deixem que as doutrinas humanas venham embotar vossas mentes a ponto de nos tornarmos juízes um dos outros e ainda, insistir em afirmar que a Bíblia, sobretudo o Novo Testamento é quem nos dirige a toda vontade e verdade de Deus. Examine as Escrituras: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:8-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário